sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Formação Continuada monitores/as das EFAs/REFAISA

A REFAISA TRADUZINDO ALEGRIA: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL
Maria do Carmo Freitas - EFA de Ladeirinhas/SE
Com o objetivo de ampliar um debate sobre o pertencimento e o enraizamento da escola na comunidade, a interação entre equipe escolar, alunos, alunas, pais, mães e outros segmentos educativos bem como compartilhar experiências de atividades educativas da Pedagogia da Alternância integradas aos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais. realizou-se no período de 09 a 13 de fevereiro do ano de 2009 no Centro de Formação Comunitária do MOC - Feira de Santana-Bahia, o Seminário de Formação Continuada com o Tema: Parâmetros Curriculares Nacionais e a Pedagogia da Alternância. Reuniu 32 (trinta e dois) participantes, entre Coordenador Pedagógico da REFAISA- Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semi-Árido, Coordenadores/as Pedagógicos/as e monitores/as das EFAS - Escolas Famílias Agrícolas Bahia/Sergipe filiadas a REFAISA, a saber: Antônio Gonçalves, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Correntina, Ladeirinhas/SE, Sobradinho e Valente, Rio Real, Pintadas.
Com esse evento a REFAISA impende sua função sócio educativa trazendo para o debate temas relevantes que seguramente contribuirão para melhoria das práticas nas EFAS.
Dinâmica de integração para levantar a auto-estima - atividade muito bem conduzida pela Pedagoga/Terapeuta - Maria Auxiliadora; PCNS e a Pedagogia da Alternância- tema didaticamente exposto por Rosimere Jardim Franca (Meire) - Coordenadora Pedagógica da AMEFA - Minas Gerais; Diagnóstico das Áreas Específicas no Trabalho Pedagógico das EFAS /REFAISA - atividade assessorada com muito empenho pela professora Ludmila - UEFS que apresentou também os pontos importantes da Pesquisa “10 ANOS DE REFAISA” e Trabalho por Áreas do Conhecimento (como trabalhar as áreas do conhecimento na metodologia da Alternância) essa atividade foi coordenada pelos/as professores e professoras da UEFS: de acordo com a área: Célia Regina dos Santos, Marcos Antônio Leandro Barzano, Patrícia e Milton de Souza Ribeiro. Além das reflexões acima pontuadas dois outros pontos merecem destaque: primeiro diz respeito ao debate e discussão sobre os projetos em andamento. Esse momento foi assessorado por Maria das Graças Araujo - Coordenadora Ater e Juventude do Campo que apresentou as Políticas Públicas e os Projetos da SUAF - Superintendência da Agricultura Familiar enfatizando a viabilidades de implantação e implementação nas EFAS as Políticas Públicas e Projetos apresentados. O segundo foi a explanação da deputada estadual Neusa Cadore sobre sua atuação na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e da Lei Estadual que apóia Tecnicamente e Financeiramente as Escolas Famílias Agrícolas e as Escolas Familiar Rurais do Estado da Bahia que segundo a deputada a aprovação dessa Lei representa uma grande conquista para a educação do estado.
A coordenação e assessoria proporcionaram aos participantes uma dinâmica de Seminário muito positiva valendo-se de atividades de grupo, vídeos, textos, animação esta sob a responsabilidade de Gilberto (Monitor de Alagoinhas) e uma excelente noite cultural.
VALEU EQUIPE!

Um comentário:

  1. Parabéns! O trabalho realizado por vocês é referência para aqueles que ousa pensar uma outra sociedade pela reinvenção do fazer pedagógico!

    ABS,
    Geovânia

    ResponderExcluir