CONTEXTO HISTÓRICO DA REFAISA
Em 1994 algumas representantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e projetos de EFAs em implantação se reúnem em Alagoinhas para estudar a possibilidade de trabalhar em conjunto. Até então cada uma trabalhava isoladamente, sem ter contato uma com a outra. Tomando consciência de que ficando isoladas não iriam alcançar os seus objetivos, decidiram realizar algumas atividades em comum, visando principalmente a fidelidade aos princípios fundamentais das EFAs, ou seja: a participação e envolvimento das famílias e das comunidades rurais na gestão da Escola através de uma Associação. A Pedagogia da Alternância com os seus instrumentos didáticos específicos adaptados ao campo e a formação integral dos jovens visando o desenvolvimento sustentável e solidário do meio rural.
As ações priorizadas diziam respeito à Formação dos Agricultores Familiares, dirigentes das associações e dos professores, chamados no movimento de monitores, à elaboração de uma proposta única de currículo que respeitasse a realidade da vida do homem e da mulher do campo em cada região e ao fortalecimento das EFAs junto aos Poderes Públicos e às Organizações Não Governamentais (ONGs). Este trabalho inicial da rede, coordenado por um assessor pedagógico com ampla experiência e oriundo do próprio movimento, foi feito de maneira informal, com o mínimo de infra-estrutura a fim de deixar o máximo de autonomia às Associações filiadas. Só em 1997 surgiu a necessidade de legalizar a Rede, dando lhe estatuto e diretoria, mas guardando o espírito inicial da experiência, ou seja, preservando a liberdade de ação das filiadas e incentivando a participação responsável no meio.
Para responder às necessidades básicas, a Rede foi organizada, através de sua Assessoria, e em estreita ligação com a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas – UNEFAB - a rede passou a realizar cursos de formação inicial e permanente de monitores, seminários anuais de formação continuada para agricultores familiares/dirigentes de Associação, elaboração de Projetos Político-pedagógicos de acordo com a legislação e coerentes com a Pedagogia da Alternância, Visitas Técnicas pedagógicas nas EFAs. De outro lado, a Rede articula contatos com órgãos públicos e privados no intuito de tornar as EFAs mais conhecidas e facilitar a assinatura de projetos e convênios, visando a sua sustentabilidade econômica, interação social e fundamentação pedagógica. Sua área de atuação se dá principalmente nos municípios situados na região semi-árida da Bahia e Sergipe, através dos pais e mães de alunos (as), agricultores, agricultoras, monitores (professores), comunidades e organizações envolvidas com as EFA´s que fazem parte da REFAISA.
A Rede REFAISA, espalhadas em diferentes regiões, atualmente conta com nove EFA´s filiadas, dentre elas: na Bahia, no Território do Sisal Valente e Monte Santo, além de Alagoinhas, Cícero Dantas, Correntina, Pintadas, Sobradinho e Antonio Gonçalves, e em Sergipe a de Ladeirinhas (Japoatã). Além de estar ajudando no trabalho de base para implantação de mais duas Escolas nos municípios de Irará . No entanto, só as EFA`s de Alagoinhas, Monte Santo e Rio Real oferece o Ensino Médio e Educação Profissionalizante, sendo todas as outras de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).
O QUE È A REFAISA?
A REFAISA é a representação legal das Escolas Famílias Agrícolas filiadas, entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Feira de Santana - Ba,
OBJETIVOS
Representar suas Associadas, junto aos órgãos públicos privados, na defesa de seus interesses;
-Organizar em comum e em maior escala os serviços relativos às atividades Administrativas, econômicas, técnicas, Educacionais e assistenciais das Associadas;
-Promover a integração, capacitação e Formação continuada de suas Associadas evitando o isolamento;
-Assegurar a fidelidade aos princípios filosóficos e metodológicos das EFAs;-Desenvolver ações de cooperação e apoio com outras entidades do meio rural e urbano, comprometidas com o desenvolvimento da pessoa humana e o desenvolvimento sustentável.
MISSÃO
A REFAISA é a representação legal das EFA`s[1] com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento geral dos jovens, das famílias e das comunidades rurais, através do trabalho de base contínuo e da educação crítica e libertadora, numa relação prática-teoria-prática que aponte alternativas para o campo como um lugar bom para se viver.
A REFAISA se identifica por 10 diretrizes:
01- O trabalho de base contínua desde antes da implantação da EFA;
02- A gestão participativa e democrática da EFA pelas comunidades de agricultores e agricultoras familiares;
03- A organização social e articulação com movimentos sociais e entidades populares na luta pelos direitos dos (as) trabalhadores (as);
04- A educação crítica e libertadora, para o trabalho de modo que o agricultor (a) faça do campo um bom lugar para se viver;
05- O estabelecimento de parcerias com instituições públicas, ONG`s, movimentos e participação em conselho para o Desenvolvimento local Integrado Sustentável e Solidário preservando a autonomia política na EFA e das comunidades;
06- Priorizar e o sentir-se parte da natureza e da cultura do campo, respeitando e preservando o meio ambiente;
07- A formação técnica, política, social e ambiental dos jovens, agricultores (as), famílias e comunidades, visando o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento comunitário, pautado em princípios éticos e solidários;
08- O diálogo prática-teoria-prática aprofundando a compreensão da realidade e ação para as necessidades locais e regionais;
09- O desenvolvimento de técnicas agroecologicas de convivência com o semi-árido, apropriado ás necessidades e ao ambiente tendo a experimentação como eixo pedagógico;
10- A troca de experiências e saberes entre os diferentes atores e parceiros da Pedagogia da Alternância na construção do conhecimento.
PRINCIPIOS
A REFAISA, identificada pela unidade de princípios pedagógicos éticos e políticos definidos pelas diretrizes citadas, é gerida com a participação de todos que a constituem. Deve estar sempre vinculada a base, através de uma estrutura participativa e comunitária que garanta representatividade, a gestão democrática e o sentimento de cada EFA de que faz parte da rede e de seu desenvolvimento. Assim, a direção da REFAISA é representativa de todos e executora das definições tomadas nas reuniões deliberativas atuando na defesa dos interesses de todas EFA´s através :
A) Da busca de projetos financeiros, recursos e parcerias;
B) Da divulgação do trabalho das EFA`s;
C) Do subsídio à formação dos diferentes atores da Pedagogia da Alternância;
D) Do intercâmbio entre EFA`s e outras instituições;
E) Da articulação com outros movimentos que trabalham com desenvolvimento comunitário, solidário sustentável;
F) Da assessoria técnico – pedagógica - administrativo;
ABRANGENCIA
DEZ EFAS FILIADAS
BAHIA:
ALAGOINHAS(ensino médio e profissional)1982
MONTE SANTO (ensino fundamental) - 1998
(ensino médio e profissional) – 2004
CORRENTINA - (ensino fundamental) - 1994
CÍCERO DANTAS - (ensino fundamental) -1995
PINTADAS - (ensino fundamental) - 1996
SOBRADINHO - (ensino fundamental) - 1990
VALENTE - (ensino fundamental) - 1996
ANTÔNIO GONÇALVES (ensino fundamental)2004
RIO REAL (ensino médio profissional 2007.
SERGIPE:
PROJETO LADEIRINHAS – (ensino fundamental) Japoatã
EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO:
Irará;
Itiuba;
Serrinha;
Araci;
ATUAÇÃO
Estudantes
733 Estudantes:
505 Ensinos Fundamental
228 Ensino Médio Profissionalizante
Famílias:
710 famílias diretas
Aproximadamente 8.220 famílias indiretas
225 Comunidades atendidas;
55 Municípios
84 Educadores
56 monitores
28 professores externos
PRINCIPAIS AÇOES
• Formação de Monitores e Coordenadores:
Ø Formação Inicial – Duração 2 anos – 500 horas;
Ø Formação Continuada – 2 etapas de 40 horas por ano;
• Formação da Equipe Técnicas (Técnicos Agrícolas e Eng. Agrônomos);
• Visitas Pedagógicas as EFAs;
• Articulação e organização Regional dos jovens egressos;
• Seminário e Assembléia da REFAISA;
• Apoio a Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Formação;
• Assessoria e acompanhamento no processo de implantação de novas EFAs;
• Articulação com ONGs e Poder Público para financiamento das EFAs;
• Participação na Executiva do Fórum Estadual de Educação do Campo;
• Representação no Conselho de Administração da UNEFAB;
• Participação na Equipe Pedagógica Nacional – Unefab;
Em 1994 algumas representantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e projetos de EFAs em implantação se reúnem em Alagoinhas para estudar a possibilidade de trabalhar em conjunto. Até então cada uma trabalhava isoladamente, sem ter contato uma com a outra. Tomando consciência de que ficando isoladas não iriam alcançar os seus objetivos, decidiram realizar algumas atividades em comum, visando principalmente a fidelidade aos princípios fundamentais das EFAs, ou seja: a participação e envolvimento das famílias e das comunidades rurais na gestão da Escola através de uma Associação. A Pedagogia da Alternância com os seus instrumentos didáticos específicos adaptados ao campo e a formação integral dos jovens visando o desenvolvimento sustentável e solidário do meio rural.
As ações priorizadas diziam respeito à Formação dos Agricultores Familiares, dirigentes das associações e dos professores, chamados no movimento de monitores, à elaboração de uma proposta única de currículo que respeitasse a realidade da vida do homem e da mulher do campo em cada região e ao fortalecimento das EFAs junto aos Poderes Públicos e às Organizações Não Governamentais (ONGs). Este trabalho inicial da rede, coordenado por um assessor pedagógico com ampla experiência e oriundo do próprio movimento, foi feito de maneira informal, com o mínimo de infra-estrutura a fim de deixar o máximo de autonomia às Associações filiadas. Só em 1997 surgiu a necessidade de legalizar a Rede, dando lhe estatuto e diretoria, mas guardando o espírito inicial da experiência, ou seja, preservando a liberdade de ação das filiadas e incentivando a participação responsável no meio.
Para responder às necessidades básicas, a Rede foi organizada, através de sua Assessoria, e em estreita ligação com a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas – UNEFAB - a rede passou a realizar cursos de formação inicial e permanente de monitores, seminários anuais de formação continuada para agricultores familiares/dirigentes de Associação, elaboração de Projetos Político-pedagógicos de acordo com a legislação e coerentes com a Pedagogia da Alternância, Visitas Técnicas pedagógicas nas EFAs. De outro lado, a Rede articula contatos com órgãos públicos e privados no intuito de tornar as EFAs mais conhecidas e facilitar a assinatura de projetos e convênios, visando a sua sustentabilidade econômica, interação social e fundamentação pedagógica. Sua área de atuação se dá principalmente nos municípios situados na região semi-árida da Bahia e Sergipe, através dos pais e mães de alunos (as), agricultores, agricultoras, monitores (professores), comunidades e organizações envolvidas com as EFA´s que fazem parte da REFAISA.
A Rede REFAISA, espalhadas em diferentes regiões, atualmente conta com nove EFA´s filiadas, dentre elas: na Bahia, no Território do Sisal Valente e Monte Santo, além de Alagoinhas, Cícero Dantas, Correntina, Pintadas, Sobradinho e Antonio Gonçalves, e em Sergipe a de Ladeirinhas (Japoatã). Além de estar ajudando no trabalho de base para implantação de mais duas Escolas nos municípios de Irará . No entanto, só as EFA`s de Alagoinhas, Monte Santo e Rio Real oferece o Ensino Médio e Educação Profissionalizante, sendo todas as outras de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).
O QUE È A REFAISA?
A REFAISA é a representação legal das Escolas Famílias Agrícolas filiadas, entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Feira de Santana - Ba,
OBJETIVOS
Representar suas Associadas, junto aos órgãos públicos privados, na defesa de seus interesses;
-Organizar em comum e em maior escala os serviços relativos às atividades Administrativas, econômicas, técnicas, Educacionais e assistenciais das Associadas;
-Promover a integração, capacitação e Formação continuada de suas Associadas evitando o isolamento;
-Assegurar a fidelidade aos princípios filosóficos e metodológicos das EFAs;-Desenvolver ações de cooperação e apoio com outras entidades do meio rural e urbano, comprometidas com o desenvolvimento da pessoa humana e o desenvolvimento sustentável.
MISSÃO
A REFAISA é a representação legal das EFA`s[1] com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento geral dos jovens, das famílias e das comunidades rurais, através do trabalho de base contínuo e da educação crítica e libertadora, numa relação prática-teoria-prática que aponte alternativas para o campo como um lugar bom para se viver.
A REFAISA se identifica por 10 diretrizes:
01- O trabalho de base contínua desde antes da implantação da EFA;
02- A gestão participativa e democrática da EFA pelas comunidades de agricultores e agricultoras familiares;
03- A organização social e articulação com movimentos sociais e entidades populares na luta pelos direitos dos (as) trabalhadores (as);
04- A educação crítica e libertadora, para o trabalho de modo que o agricultor (a) faça do campo um bom lugar para se viver;
05- O estabelecimento de parcerias com instituições públicas, ONG`s, movimentos e participação em conselho para o Desenvolvimento local Integrado Sustentável e Solidário preservando a autonomia política na EFA e das comunidades;
06- Priorizar e o sentir-se parte da natureza e da cultura do campo, respeitando e preservando o meio ambiente;
07- A formação técnica, política, social e ambiental dos jovens, agricultores (as), famílias e comunidades, visando o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento comunitário, pautado em princípios éticos e solidários;
08- O diálogo prática-teoria-prática aprofundando a compreensão da realidade e ação para as necessidades locais e regionais;
09- O desenvolvimento de técnicas agroecologicas de convivência com o semi-árido, apropriado ás necessidades e ao ambiente tendo a experimentação como eixo pedagógico;
10- A troca de experiências e saberes entre os diferentes atores e parceiros da Pedagogia da Alternância na construção do conhecimento.
PRINCIPIOS
A REFAISA, identificada pela unidade de princípios pedagógicos éticos e políticos definidos pelas diretrizes citadas, é gerida com a participação de todos que a constituem. Deve estar sempre vinculada a base, através de uma estrutura participativa e comunitária que garanta representatividade, a gestão democrática e o sentimento de cada EFA de que faz parte da rede e de seu desenvolvimento. Assim, a direção da REFAISA é representativa de todos e executora das definições tomadas nas reuniões deliberativas atuando na defesa dos interesses de todas EFA´s através :
A) Da busca de projetos financeiros, recursos e parcerias;
B) Da divulgação do trabalho das EFA`s;
C) Do subsídio à formação dos diferentes atores da Pedagogia da Alternância;
D) Do intercâmbio entre EFA`s e outras instituições;
E) Da articulação com outros movimentos que trabalham com desenvolvimento comunitário, solidário sustentável;
F) Da assessoria técnico – pedagógica - administrativo;
ABRANGENCIA
DEZ EFAS FILIADAS
BAHIA:
ALAGOINHAS(ensino médio e profissional)1982
MONTE SANTO (ensino fundamental) - 1998
(ensino médio e profissional) – 2004
CORRENTINA - (ensino fundamental) - 1994
CÍCERO DANTAS - (ensino fundamental) -1995
PINTADAS - (ensino fundamental) - 1996
SOBRADINHO - (ensino fundamental) - 1990
VALENTE - (ensino fundamental) - 1996
ANTÔNIO GONÇALVES (ensino fundamental)2004
RIO REAL (ensino médio profissional 2007.
SERGIPE:
PROJETO LADEIRINHAS – (ensino fundamental) Japoatã
EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO:
Irará;
Itiuba;
Serrinha;
Araci;
ATUAÇÃO
Estudantes
733 Estudantes:
505 Ensinos Fundamental
228 Ensino Médio Profissionalizante
Famílias:
710 famílias diretas
Aproximadamente 8.220 famílias indiretas
225 Comunidades atendidas;
55 Municípios
84 Educadores
56 monitores
28 professores externos
PRINCIPAIS AÇOES
• Formação de Monitores e Coordenadores:
Ø Formação Inicial – Duração 2 anos – 500 horas;
Ø Formação Continuada – 2 etapas de 40 horas por ano;
• Formação da Equipe Técnicas (Técnicos Agrícolas e Eng. Agrônomos);
• Visitas Pedagógicas as EFAs;
• Articulação e organização Regional dos jovens egressos;
• Seminário e Assembléia da REFAISA;
• Apoio a Elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Formação;
• Assessoria e acompanhamento no processo de implantação de novas EFAs;
• Articulação com ONGs e Poder Público para financiamento das EFAs;
• Participação na Executiva do Fórum Estadual de Educação do Campo;
• Representação no Conselho de Administração da UNEFAB;
• Participação na Equipe Pedagógica Nacional – Unefab;
CONSQUISTAS
• Curso de Licenciatura Plena em Letras, História, Geografia, Biologia e Matemática (30 monitores);
• Aquisição, Estruturação e organização da sede própria;
• Composição das Equipes: Pedagógica, Comunicação e de Projetos;
• Acesso à políticas públicas pontuais com órgão governamentais (Federal, Estadual e municipal);
• Reconhecimento dos Dias letivos para a aplicação da Pedagogia de Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFA)pelo MEC.
• Parceria firmada com Universidade Estadual de Feira de Santana;
• Reconhecimento do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – SEAGRI e Superintendência da Agricultura Familiar - SUAF como entidade prestadora de Serviço de ATER;
• Parceria firmada com Secretaria de Educação do Estado da Bahia Convênio Sessão de Sala.
DESAFIOS
• Financiamento público, através da aprovação de um marco legal que garanta a autonomia administrativa, pedagógica e a gestão associativa e comunitária das EFAs;
• Garantir a fidelidade aos Princípios filosóficos e pedagógicos das EFAs;
• A formação das famílias de agricultores (as) para atuarem como Dirigentes das Associações;
• Garantir que todos os monitores (professores) tenha formação em Pedagogia da Alternaria e em Educação do Campo;
• Construção de parcerias com universidades;
PRINCIPAIS PARCEIROS INSTITUCIONAIS DA REFAISA
Nesta luta por uma educação de qualidade, temos encontrado muitos parceiros, tanto a nível nacional como internacional: são Ongs e diversas instituições que nos apóiam das mais diversas formas. Nossos principais parceiros e suas formas de apoio:
1. Famílias e Comunidades que são os alicerces fundamentais das EFAs, e mantém toda a organização local, garantindo a constante relação das famílias – comunidades - EFAs, e também viabilizando parte considerável da alimentação dos alunos – essa é uma colaboração de forma permanente nas EFA`s da REFAISA ;
2. Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Associações de Agricultores Familiares, através da organização e mobilização conjunta;
3. Igrejas, pastorais e congregações religiosas que apóiam as nossas lutas através das articulações conjuntas e da organização;
4. MOC - Movimento de Organização Comunitária, através da organização e mobilização, assim como na assessoria das atividades de formação para os dirigentes das Associações Mantenedoras, monitores / professores e técnicos agrícolas;
5. Universidades – Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, através de programas, assinaturas de convênios, visando trocas de experiências, realização de encontros, seminários, cursos de extensão, pesquisa, estudo e divulgação da Pedagogia da Alternância e até mesmo na execução de Curso de Licenciatura para monitores (educadores) como foi o caso da formação promovida pela UNEB;
6. Fundação VITAE (São Paulo) que apoiou projetos de melhoria dos recursos didáticos e paradidáticos, além da realização de encontros para elaboração dos Projeto Político Pedagógico das Escolas, assim como os Cursos de Formação para as Lideranças de Organizações Rurais, dirigentes de cada Associação filiada a própria rede.
7- Projeto Manos Unidas - Aquisição da compra da Casa/Sede para estruturação de um escritório em Feira de Santana, Cidade localizada geograficamente que facilita as articulações, contatos e assessorias as EFA`s.
8. A principal fonte de Recursos atualmente,vem da SIMFR – Solidariedade Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural, com sede na Bélgica, que financia as ações de formação, capacitação dos monitores e dos dirigentes das associações mantenedoras, a liberação de um assessor pedagógico e o pagamento de alguns monitores das EFAs;
09- União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas, através das articulações de ações e mobilização junto aos órgãos governamentais e não governamentais. Além de organizar os princípios da Pedagogia em âmbito nacional, buscando a publicação de matérias diversos.
10-As regionais da Bahia, AECOFABA e REFAISA obtiveram uma parceria com a Secretaria Estadual de Combate à Pobreza (SECOMP), visando a manutenção parcial das EFAs e programas de capacitação profissional para jovens e adultos, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e solidário do meio rural;
11-Coordenação Ecumênica de Serviço - CESE – Apoio financeiro para realização de Encontros, Seminários e atividades de Capacitação dos atores (Monitores/educadores, dirigentes das associações e Jovens Egressos) das EFA`s;
12-Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA – Apoio para realização do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, ou seja, visitas e acompanhamento das famílias de agricultores da área de abrangência das EFA`s;
13–Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia – apoio para aquisição de equipamentos e materiais de investimento, financiamento de bolsas para jovens de 16 a 29 da 8ª série do Ensino Fundamental e estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e Profissionalizante das Escolas Famílias, bem como, a contratação de profissionais para prestação de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural;
14- Secretaria Estadual de Educação – As Redes AECOFABA e REFAISA assinaram em 2007 convênio paliativo e emergencial - Convênio Cessão de Salas que permite a cessão de pessoal docente e administrativo e o em alguns casos o repasse de material e equipamentos para as EFAs conveniadas.
[1] Escola Família Agrícola
Estou muito interessada no assunto exposto, ao passo que estou empenhada em pesquisar a respeito!
ResponderExcluirEncaminhamos, para divulgação que O INGÁ, Instituto de Gestão de Água e Clima da Bahia estará selecionando 20 pessoas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (composta por 55 municípios*), com 2º grau completo, experiência em mobilização social e desenvolvimento rural, atuação em movimentos sociais, conhecimento da região do Comitê de Bacia Hidrográfica e informática, para realizar trabalho de mobilização social Bacia do Itapicuru, da qual este município faz parte. Perfil completo e mais informações no site http://www.inga.ba.gov.br/comites
ResponderExcluirSão atividades de mobilização e sensibilização junto aos segmentos interessados na composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Itapicuru, tais como: Usuários de Água, Poder Público Municipal e Sociedade Civil. Tambem deverão prestar apoio à organização dos encontros regionais previstos nos municípios na respectiva bacia e ao recebimento das inscrições para habilitação dos interessados em participar do processo eleitoral para escolha dos membros representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica.
O processo de seleção dos mobilizadores constará de análise de curriculo e entrevistas. O contrato será de dois meses, são R$ 600,00 mais diárias e despesas para transporte.
Interessados (as) que reúnam pré-requisitos e o perfil desejado deverão acessar os sites www.inga.ba.gov.br/comites, baixar o arquivo modelo de currículo, preencher e encaminhar até o dia 20/09/2009 para o endereço: cbh.itapicuru@inga.ba.gov.br.
Dúvidas falar com Felipe ou Josué pelos telefones 71 3116 – 3272/ 3032
Atenciosamente
Hailton Ferreira de Araújo
Ed. Ambiental
UR do Ingá – Sr. do Bonfim
* A Bacia do Itapicuru é composta por 55 municípios:
Crisópolis, Andorinha, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Quijingue, Tucano, Olindina, Queimadas, Caém, Ponto Novo, Cansanção, Nordestina Itiúba, Pindobaçu, Capim Grosso, Araci, Saúde, Cipó, Nova Soure
Conde, Acajutiba, Santa Luz, Quixabeira, Jacobina, Euclides da Cunha, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Itapicuru, Rio Real, Banzaê
Sátiro Dias, Teofilândia, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, Serrolândia, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Barrocas
Esplanada, Aporá, Inahmbupe, Biritinga, , São José do Jacuípe, Mirangaba, Campo Formoso, Jaguarari, Uauá, Novo Triunfo, Cícero Dantas, Heliópolis, Jandaíra, Morro do Chapéu
Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.
ResponderExcluir